Com o objetivo de retirar interferências do Sistema Nervoso Central através do realinhamento vertebral, a quiropraxia é a 3º maior profissão da área da saúde segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), e tem por objetivo restaurar o bom funcionamento do Corpo Humano afim de atingir seu Potencial Máximo.

História

A Quiropraxia teve início em 1895, em Davenport, Iowa. Neste ano, o canadense Daniel David Palmer realizou uma manobra de manipulação articular em um paciente que tinha uma deficiência auditiva e neste caso, surpreendentemente, obteve um grande sucesso.

 

Palmer então cunhou o nome "Quiropraxia", que vem do grego "Queirós", que significa mãos; e "Práxis", que significa prática. (PETTERSON, 1995).

 

Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a quiropraxia desenvolveu-se inicialmente nos países de língua inglesa (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália). Na última década houve uma grande expansão em diversos países, com a criação de novas faculdades na Dinamarca, Nova Zelândia e Japão.

 

 

A Quiropraxia por ser uma profissão de nível primário, exige uma formação acadêmica.

 

Hoje, no Brasil, existem somente duas faculdades que formam Quiropraxistas. A Anhembi Morumbi, localizada em São Paulo; e a Universidade Feevale, localizada em Novo Hamburgo / RS.

 

Além da formação acadêmica em Quiropraxia, recomenda-se também que o profissional seja vinculado e certificado pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), que é vinculada a Federação Mundial de Quiropraxia.

 

A Quiropraxia é uma profissão Independente, e está estabelecida desta forma em muitos países. No Brasil, por interesses políticos de reserva de mercado, alguns especialistas se intitulam quiropraxistas ou passam falsas informações de que a Quiropraxia é uma especialização de outras áreas de saúde. Fato que não tem procedência e deve ser desconsiderado.

Formação Profissional

História

Filosofia, Ciência e Arte 

Quiropraxia

Todos os movimentos do corpo estão diretamente ligados à coluna e à musculatura que a envolve. Excessos de atividades, má  postura e esforços repetitivos sobrecarregam o sistema musculoesquelético, causando Subluxações Vertebrais, que são desalinhamentos na Coluna.

 

Quando isso ocorre, o cérebro provoca estímulos como dor, adormecimento, formigamento ou outros sintomas, para chamar atenção ao problema. 

Através de Ajustes Vertebrais a Quiropraxia corrige tais Subluxações não focando apenas no alivio dos sintomas, mas sim tratando a causa do problema, restaurando a função da coluna e devolvendo ao corpo alinhamento e saúde.

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle